Scroll to navigation

PIDOF(8) Manual de Administrador de Sistema Linux PIDOF(8)

NOME

pidof - encontra o ID de processo de um programa a correr

RESUMO

pidof [-s] [-c] [-n] [-x] [-z] [-o omitpid[,omitpid...]] [-o omitpid[,omitpid...]...] [-d sep] programa [programa...]

DESCRIÇÃO

O pidof encontra os id's de processos (PIDs) dos programas nomeados. Escreve esses id's na saída standard. Este programa é usado em alguns sistemas em scripts de mudança de nível de execução, especialmente quando o sistema tem uma estrutura rc tipo System-V. Nesse caso estes scripts estão localizados em /etc/rc?.d, onde ? é o runlevel. Se o sistema tem um programa start-stop-daemon(8) deve ser esse o usado em vez disto.

OPÇÕES

Single shot - isto instruí o programa a apenas retornar um pid.
Apenas retorna PIDs de processos que estão a correr no mesmo directório raiz. Esta opção é ignorada para utilizadores não-root, pois seria incapaz de verificar o directório raiz actual dos processos que não possui.
Evita chamar a função de sistema stat(2) em todos os binários que estão localizados em sistemas de ficheiros baseados em rede como NFS. Em vez de usar esta opção a variável PIDOF_NETFS pode ser definida e exportada.
Não mostra os PIDs correspondentes na saída standard. Simplesmente termina com um estado de verdadeiro ou falso para indicar se foi encontrado um PID correspondente.
Scripts too - isto faz o programa também retornar id's de processos de shells que correm nos strings nomeados.
Tenta detectar processos que estão presos em estado zombie (Z). Normalmente estes processos são saltados pois tentar lidar com eles causa ao pidof ou a ferramentas relacionadas ficarem paradas. Nota: No passado o pidof iria ignorar processos no estado ininterrupto (D), a menos que a bandeira -z fosse especificada. Este não é mais o caso. O program pidof irá encontrar e reportar processos no estado D quer -z seja especificada ou não.
Diz ao pidof para usar sep como um separador de resultados se for mostrado mais do que um PID. O separador predefinido é um espaço.
Diz ao pidof para omitir processos com esse id de processo. O pid especial %PPID pode ser usado para nomear o processo pai do programa pidof, por outras palavras, a shell ou script de shell que o chama.

ESTADO DE SAÍDA

0
Pelo menos um programa foi encontrado com o nome requisitado.
1
Nenhum programa foi encontrado com o nome requisitado.

NOTAS

pidof é na realidade o mesmo programa que killall5(8); o programa comporta-se de acordo com o nome pelo qual é chamado.

Quando o pidof é invocado com um nome de caminho completo para o programa que deve encontrar o pid, é razoavelmente seguro. Caso contrário, é possível que retorne PIDs de programas a correr que tenham o mesmo nome que o programa que procura mas sejam na realidade outros programas. Note que o nome executável dos processos que correm é calculado com readlink(2), assim os links simbólicos para executáveis também podem corresponder.

Os processos zombie ou processos em disco adormecido (estados Z e D, respetivamente) são ignorados, pois as tentativas de aceder às estatísticas destes irá algumas vezes falhar. A bandeira -z (veja em cima) diz ao pidof para tentar detectar estes processos adormecidos e zombie, com o risco de falhar ou ficar pendurado.

VEJA TAMBÉM

shutdown(8), init(8), halt(8), reboot(8), killall5(8)

AUTOR

Miquel van Smoorenburg

1 Setembro 1998 sysvinit