table of contents
bdflush(2) | System Calls Manual | bdflush(2) |
NOME¶
bdflush - inicia, descarrega, ou ajusta o daemon descarregador de buffer sujo
SINOPSE¶
#include <sys/kdaemon.h>
[[deprecated]] int bdflush(int func, long *address); [[deprecated]] int bdflush(int func, long data);
DESCRIÇÃO¶
Nota: Desde o Linux 2.6, essa chamada de sistema foi descontinuada e não faz nada. É provável que desapareça completamente em uma versão futura do kernel. Atualmente, a tarefa executada por bdflush() é tratada pela thread pdflush do kernel.
bdflush() inicia, descarrega, ou ajusta o daemon descarregador de buffer sujo. Somente um processo com privilégios (um com a capacidade CAP_SYS_ADMIN) pode chamar bdflush().
Se func é negativo ou 0, e o daemon não tiver sido iniciado, então bdflush() entra o código do daemon e jamais retorna.
Se func é 1, alguns buffers sujos são escritos no disco.
Se func é 2 ou mais e é par (bit mais baixo é 0), então address é o endereço de uma palavra longa, e o parâmetro de ajuste numerado (func-2)/2 é retornado para o chamador nesse endereço.
Se func é 3 ou mais e é ímpar (bit mais baixo é 1), então data é uma palavra longa, e o kernel colocará o parâmetro de ajuste numerado (func-3)/2 para esse valor.
O conjunto de parâmetros, seus valores e seus intervalos válidos são definidos no arquivo fonte fs/buffer.c do kernel Linux.
VALOR DE RETORNO¶
Se func é negativo ou 0 e o daemon iniciou com sucesso, bdflush() jamais retorna. Doutra forma, o valor de retorno é 0 em caso de sucesso e -1 em caso de falha, sendo errno ajustado para indicar o erro.
ERROS¶
- EBUSY
- Foi feita uma tentativa de entrada no código do daemon após outro processo já ter entrado.
- EFAULT
- address aponta para fora de seu espaço de endereços acessíveis.
- EINVAL
- Foi feita uma tentativa de ler ou escrever um número inválido de parâmetro ou de escrever um valor inválido para um parâmetro.
- EPERM
- O chamador não possui a capacidade CAP_SYS_ADMIN.
PADRÕES¶
Linux.
HISTÓRICO¶
Since glibc 2.23, glibc no longer supports this obsolete system call.
VEJA TAMBÉM¶
TRADUÇÃO¶
A tradução para português brasileiro desta página man foi criada por Marcelo D. Beckmann <marcelobeckmann@yahoo.com>, Fábio Henrique F. Silva <fabiohfs@mail.com> e Rafael Fontenelle <rafaelff@gnome.org>.
Esta tradução é uma documentação livre; leia a Licença Pública Geral GNU Versão 3 ou posterior para as condições de direitos autorais. Nenhuma responsabilidade é aceita.
Se você encontrar algum erro na tradução desta página de manual, envie um e-mail para a lista de discussão de tradutores.
2 maio 2024 | Linux man-pages (unreleased) |