DESKTOPTOJSON(8) | Plataformas do KDE: KService | DESKTOPTOJSON(8) |
NOME¶
desktoptojson - Converte um ficheiro .desktop num ficheiro .json.
SINTAXE¶
desktoptojson --input FICHEIRO-DESKTOP --output FICHEIRO-JSON
desktoptojson {--version | --help}
DESCRIÇÃO¶
A plataforma KService usa a informação contida dentro dos ficheiros .desktop para localizar os serviços, incluindo os 'plugins' para as aplicações e bibliotecas baseadas em Qt5. O sistema de 'plugins' do Qt5, contudo, usa dados em JSON incorporados no próprio 'plugin'. O desktoptojson permite que a informação existente num ficheiro .desktop também seja usada como dados incorporados para um 'plugin' do Qt5, convertendo os elementos do ficheiro .desktop para dados em JSON.
Os dados gerados em JSON são um objecto JSON que interpreta os elementos do grupo [Desktop Entry] do ficheiro .desktop. Todos os outros grupos serão ignorados. A maioria dos elementos são apenas convertidos para dados em JSON, mas alguns desses elementos (como o Hidden e o X-KDE-PluginInfo-EnabledByDefault) são reconhecidos como valores booleanos e convertidos para tal; da mesma forma outros (como o X-KDE-ServiceTypes e o X-KDE-PluginInfo-Depends) são sempre convertidos para listas de textos.
OPÇÕES¶
--input FICHEIRO-DESKTOP
--output FICHEIRO-JSON
--help
--version
UTILIZAÇÃO¶
A maioria dos utilizadores deste programa irão usar a macro do CMake kservice_desktop_to_json como parte do processo de compilação de um 'plugin'.
add_library(meuplugin MODULE ${meuplugin_SRCS}) kservice_desktop_to_json(meuplugin meuplugin.desktop)
Isto irá gerar o ficheiro JSON meuplugin.json, o qual poderá ser usado a partir das macros K_PLUGIN_FACTORY_WITH_JSON ou Q_PLUGIN_METADATA.
PROBLEMAS¶
Existem provavelmente diversos erros. Use o sistema de gestão de erros do KDE[1] para os comunicar.
AUTORES¶
Scarlett Clark <scarlett@scarlettgatelyclark.com>
Alex Merry <alexmerry@kde.org>
NOTAS¶
- 1.
- sistema de gestão de erros do KDE
2014-04-02 | Plataformas do KDE Plataformas |